tag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post4572475699338751001..comments2023-10-31T18:49:55.011-03:00Comments on O cru e o maltado: As gigantes cervejeiras e a "revolução artesanal"Alexandre A. Marcussihttp://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comBlogger41125tag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-52600186771048575352016-03-03T00:44:43.606-03:002016-03-03T00:44:43.606-03:00Eduardo, você se engana redondamente ao traçar o m...Eduardo, você se engana redondamente ao traçar o meu perfil. É justamente porque eu não tenho uma visão individualista do negócio (a dos "heróis" e "vilões"), e sim uma leitura ideológica mais ampla, que a retórica das micros não me convence. Vício de ofício de historiador, quem sabe.<br /><br />Cheers!<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-63530578731491049192016-03-03T00:12:03.180-03:002016-03-03T00:12:03.180-03:00Alexandre, interessante seu ponto de vista. Sua po...Alexandre, interessante seu ponto de vista. Sua postura individualista, de não se importar com as pessoas e levar em conta apenas preço, ignorando o contexto, deve se encaixar como uma luva nos perfis de "consumidores" dos marketeiros das Ambevs da vida. Se você está confortavel com isso, que bom pra você. Eduardo Loureirohttps://www.blogger.com/profile/04900557695194616830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-32031646712305395632016-03-02T09:47:11.082-03:002016-03-02T09:47:11.082-03:00Sou do interior de Minas e aqui comprava a Backer ...Sou do interior de Minas e aqui comprava a Backer 600ml por 7 conto. E comprei a IPA da Colombina por 7 conto. Ou seja, é possível fazer cerveja boa com preço justo. Unknownhttps://www.blogger.com/profile/04092012027918192576noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-8083873760626182252016-02-29T16:30:01.329-03:002016-02-29T16:30:01.329-03:00Obrigado, Débora! Espero que estejamos mesmo prest...Obrigado, Débora! Espero que estejamos mesmo prestes a ver uma "revolução" acontecendo!<br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-16708770564497972982016-02-29T15:14:45.948-03:002016-02-29T15:14:45.948-03:00Excelente texto Marcussi, parabéns!
Pode apostar q...Excelente texto Marcussi, parabéns!<br />Pode apostar que você está fazendo parte desta revolução... com os consumidores ávidos por informação e pelos micro empresários que aproveitarem a riqueza dos seus textos.Deborahttps://www.blogger.com/profile/00854923114985307485noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-80355643568357093322016-02-24T17:09:51.449-03:002016-02-24T17:09:51.449-03:00Olá, Eduardo, tudo bem?
Acho que você atribui ao ...Olá, Eduardo, tudo bem?<br /><br />Acho que você atribui ao meu texto argumentos que eu não usei. Em nenhum momento eu glorifiquei a AmBev, cujas práticas comerciais inclusive eu lamentei em diversos trechos do texto. Acho que a retórica da revolução e o discurso dos microcervejeiros cria um mundo em preto-e-branco, de heróis e vilões, que não existe na realidade. Pouco me importa se os microcervejeiros carregam saco de malte nas costas, isso não faz deles pessoas melhores nem piores, só indica a escala do negócio. Mas não deixa de ser negócio, de qualquer forma. E qualquer negócio se submete às regras do mercado: ou apresenta um produto bom a preço competitivo, ou vê seu cliente migrar para a concorrência. Mas muitas vezes o microcervejeiro quer conquistar sua clientela pelo discurso (e um discurso super contraditório, por sinal), e não pelas práticas comerciais. Isso eu não compro. O setor quer barganhar as vantagens comerciais das grandes empresas? Então deve se organizar e se unir para viabilizar alternativas comerciais conjuntas e alternativas políticas. Mas os microcervejeiros só estão fazendo isso agora que a água está batendo na bunda. E agora vai ficar mais difícil. Era esse, apenas, o ponto do meu texto. Eu adoraria que as nossas micros tivessem apostado em um modelo de negócios diferente. Preferiria mil vezes que a AmBev tivesse chegado atrasada no jogo. Mas não foi isso que eu vi.<br /><br />Você tem razão em apontar que existem mercados diferentes do padrão que eu retrato no meu texto, que é o de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Mas também é inegável a importância desses mercados dos grandes centros para a maior parte das nossas cervejarias. Infelizmente, até onde sei, não existem dados globais do consumo de cervejas artesanais no Brasil, então nossas reflexões nesse sentido não podem passar de pitacos. Mas, claro, é sempre bom ter o olhar crítico e contrapor várias perspectivas diferentes. No meu texto mesmo eu falo que existem modelos alternativos de negócio e que algumas cervejarias estão tentando explorá-los. Alguns dos comentários ao texto levantaram essa lebre. Mas eu acho que ainda é um movimento pequeno diante do contexto, que pouco impactou em uma real popularização do produto - que é o tema que eu quis discutir, no fim das contas.<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-51773654223314197512016-02-24T11:55:49.344-03:002016-02-24T11:55:49.344-03:00Antes de tudo, vale ressaltar que escrever um text...Antes de tudo, vale ressaltar que escrever um texto com tantas ironias, generalizações e preconceitos, pode ser eficiente pra satisfazer quem pensa igual a você, como parece ser maioria das pessoas que comentou, mas acredito que para argumentar com quem não pensa assim, está longe de ser a melhor estratégia.<br /><br />Você parece querer trazer argumentos de outra discussão (política) para o contexto e não procede. Evitar Ambev não se trata de lutar contra megacorporações ou capitalismo, mas de priorizar, quem merece ser valorizado, o pequeno que enfrenta o mundo pela sua paixão. <br /><br />Falta ai uma empatia com esses nanos e pequenos produtores. Essas pessoas são amantes de cerveja e por isso montaram empresas, mas sem serem “homens de negócio”. Elas fazem tudo, de compra de material, a negociação com ponto de venda. Elas enfrentam desafios mil fazendo tudo sozinhas, enfrentando carga fiscal e inclusive operando a produção de fato, que não tem nada glamour. Ou você acha que os donos das cervejarias mainstream ficam lá queimando a cara em tanque de água fervendo, carregando sacos de malte nas costas, ou limpando chão de fábrica? Os pequenos sim merecem ser valorizados, pois estão tocando suas empresas a trancos e barrancos.<br /><br />O mercado dos EUA tem 30 anos! Só isso já invalida qualquer comparação que seja entre o que acontece aqui e lá, mesmo em questão de preço.<br /><br />E outra, São Paulo não é Brasil. Você generaliza algumas coisas que viu acontecer, como se fosse verdade absoluta para todo o movimento artesanal brasileiro e isso não procede. Esse mercado não vive só de garrafas e lançamento de rótulos a cada mês por cada cervejaria.<br /><br />Enfim, o mundo que eu acredito é o da diversidade, com vários pequenos apaixonados locais, sinceros no que criam. Diferente de uma gigante com experts em negócios, rigorosamente organizada para bater metas de lucro e que tem compromisso com seus acionistas, só conseguindo enxergar na sua frente “consumidores” e “oportunidade de aquisição”. Seu texto já mostra que consumir mais Bohemia com extrato químico de essência de fruta, não leva a popularização do preço, que parece ser o seu sonho. Muito pelo contrário, então qual o ponto em valorizar essa organização?Eduardo Loureirohttps://www.blogger.com/profile/04900557695194616830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-88352669577403117962016-02-22T16:51:28.302-03:002016-02-22T16:51:28.302-03:00Olá, Edson!
Entendo seu ponto de vista, mas realm...Olá, Edson!<br /><br />Entendo seu ponto de vista, mas realmente penso diferente. Não compro esse "revolucionismo" do meio cervejeiro e não acho que haja muita coisa consistentemente "esquerdista" ou contestatória nas cervejarias ou no público cervejeiro com quem convivo ou que observo nas redes sociais. Até já acreditei um pouco nisso um dia, o que tornava o meio cervejeiro um pouco mais simpático aos meus olhos, mas não acredito mais. Inclusive, cortei muitos laços na comunidade cervejeira porque não aguentava mais sair com o pessoal da beer-ostentação, que só sabia falar sobre quão caras e especiais eram as cervejas que eles bebiam e o quanto eles tinham viajado para lugares sensacionais e exclusivos para comprá-las. E, quanto à reação "pobre pegando avião", acho que isso é facilmente verificável nas redes sociais pela desqualificação agressiva e injustificável dos "bebedores de suco de milho" por parte de pretensos entendidos. Enfim, acho que minha experiência pessoal talvez tenha me dado um olhar um pouco mais amargo e desiludido em relação ao público cervejeiro brasileiro. Espero que você tenha razão! :-D<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-71988366512237584592016-02-22T12:26:20.723-03:002016-02-22T12:26:20.723-03:00Fala, Marcussi. Sempre bom ler seus textos, porque...Fala, Marcussi. Sempre bom ler seus textos, porque não são rasos, como a imensidão da Internet.<br /><br />Gosto dos seus argumentos, mas acho que você acaba vendo esse cenário por um ótica um pouco tendenciosa, em alguns casos. (Eu também considero que incorro nesse erro muitas vezes.)<br /><br />Não tenho tanta certeza quanto a esse argumento do "elitismo", de que muita gente condenada a Ambev porque o produto que ela consome deixará de ser um fator de diferenciação ao povão. Realmente não sinto isso das pessoas que criticam. O que eu sinto é mais um idealismo político, uma espécie até de esquerdismo cervejeiro, e não o oposto. Não acho que esse argumento do "burguês irritado porque agora há pobre andando de avião" valha tanto assim pro meio cervejeiro. A galera que critica, na minha opinião, é mais porque a Ambev representa, em muitos sentidos, o que há de pior na capitalismo. E, por mais que isso posso tender à ingenuidade, existe um fator de idealismo no movimento artesanal, ainda que dentro da lógica do capitalismo, da busca do lucro (talvez nem tanto aqui no Brasil, no que o mercado se tornou, mas certamente o pensamento que veio lá de fora tem um componente disso).<br /><br />Claro que tem a galera que toma artesanal só pelo hype, porque o EAP saiu em todas as mídias, e virou destino obrigatório do paulistano classe média boêmio/baladeiro. Mas não estou certo se a proporção desse tipo de consumidor no mercado é assim tão grande. A minha impressão é que as pessoas realmente estão gostando de cerveja boa, simplesmente porque é mais saboroso, satisfaz o paladar de uma forma que elas não estavam habituadas com esse tipo de bebida. (Eu vivo num meio classe média desse tipo, e apesar de todo o elitismo nojento com o qual eu tenho que conviver diariamente, não é isso que eu sinto que move as pessoas pra cerveja artesanal). Ocorre que, a parcela da população com poder aquisitivo é quem acaba tendo condições de bancar esse gosto. Mas não que isso seja motivado pela necessidade de ostentação. Falo por mim e por diversos conhecidos meus.<br /><br />Agora, sobre a popularização que você, e todos nós, sonhamos, arrisco a dizer que nem nos EUA, onde a cerveja artesanal já representa 10% do mercado, isso é verdade. Por mais que existam as artesanais baratas e populares lá (Samuel Adams, Sierra Nevada), ainda não é simplesmente em qualquer "boteco de esquina" que se pode beber cerveja boa e barata. A Dogfish até hoje vende 4-pack, e a 8-10 dólares. O que acontece é que o poder aquisitivo médio lá é alto, então o consumidor pode comprar o 6-pack sem comprometer o orçamento. É claro que, ainda assim, a diferença de preço relativo entre lá e aqui é brutal, mas não acho que chega a ser popular como na Bélgica e Alemanha, por exemplo, onde nem sequer existe esse conceito de "artesanal".Edsonhttps://www.blogger.com/profile/14593636230315677024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-28831205580395023702016-02-06T17:52:35.213-02:002016-02-06T17:52:35.213-02:00Foi seu melhor post deste ano, sem sombra de duvid...Foi seu melhor post deste ano, sem sombra de duvidas.bruno mirandahttps://www.blogger.com/profile/11766841390436329421noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-55197085960574139432016-02-02T23:05:31.450-02:002016-02-02T23:05:31.450-02:00Olá Alexandre,
Concordo em partes, realmente ach...Olá Alexandre,<br />Concordo em partes, realmente acho que responsabilizar é o primeiro passo pra identificar o que pode ser mudado. Mas enfim discordar é evoluir.<br /><br />No mais reitero muito profundo este texto.Manda Minha Cervejahttps://www.blogger.com/profile/09674580497593225742noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-28335150960800747972016-02-02T23:04:49.516-02:002016-02-02T23:04:49.516-02:00Olá Alexandre,
Concordo em partes, realmente ach...Olá Alexandre,<br />Concordo em partes, realmente acho que responsabilizar é o primeiro passo pra identificar o que pode ser mudado. Mas enfim discordar é evoluir.<br /><br />No mais reitero muito profundo este texto.Manda Minha Cervejahttps://www.blogger.com/profile/09674580497593225742noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-70542982800866187662016-02-02T23:00:19.403-02:002016-02-02T23:00:19.403-02:00Realmente um texto que tem consistência e diferenc...Realmente um texto que tem consistência e diferencial. Um texto artesanal de primeira! Muito bom!<br /><br />Fabert AraujoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/08519460697234143037noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-41598688271673321002016-02-02T22:55:23.306-02:002016-02-02T22:55:23.306-02:00Olá, Rafael, tudo bem?
Como eu disse ao responder...Olá, Rafael, tudo bem?<br /><br />Como eu disse ao responder ao comentário de um outro leitor acima, acho difícil apontar o dedo para este ou aquele elo da cadeia, exclusivamente. É todo um modelo de negócios que precisaria ser revisto, desde a produção até o consumidor, passando por todos os (vários) intermediários. Ninguém irá fazer isso sozinho. É preciso parar com essa atitude (que você também citou) de responsabilizar X ou Y, de sempre entender o debate como um jogo de culpabilizações individuais ou uma batata-quente cervejeira. Do jeito que está, o modelo é irracional e depende de um perfil de consumidor que eu não sei por quanto tempo vai continuar existindo na escala suficiente para sustentar a alta taxa de crescimento do ramo.<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-87881889820683774892016-02-02T22:41:32.637-02:002016-02-02T22:41:32.637-02:00Cara você matou a pau. Excelente texto.Compartilho...Cara você matou a pau. Excelente texto.Compartilho de sua opnião ao falar que muitas pessoas querem botar um rótulo de superior só pq toma "artesanal" e tem raiva de uma provavel popularização. <br />Tenho esperanças de que um dia possamos ter um mercado maduro e bem resolvido como o americano, onde as "draft" são pra assistir jogo e as "crafts" pra todas as outras ocasiões. E o mais interessante lá é que diferença de uma pra outra são centavos de dolar e a escolha é feita com base na ocasião a que se propõe.<br />Quanto aos pdv's devo dizer que sofrem muito aqui no brasil, lidam com todo o risco de estocagem, sazonalidade e venda retail e são acusados de praticar margens "tyfanianas", quando sabemos que a margem mesma está nos produtores/importadores e nos intermediarios.<br />Enfim acho que o modelo vai quebrar e como a demanda continuará aí, precisará se reinventar para que se torne sustentável.<br /><br />Rafael @mandaminhacervejaManda Minha Cervejahttps://www.blogger.com/profile/09674580497593225742noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-86413381666302840232016-02-02T22:01:57.100-02:002016-02-02T22:01:57.100-02:00Olá, leitor!
Acho que o caminho não é adotar a m...Olá, leitor! <br /><br />Acho que o caminho não é adotar a mesma estrutura de logística das grandes, mas sim buscar alternativas viáveis. Que talvez passem pela regionalização dos mercados. Mas isso é assunto que deixo para os empreendedores. <br /><br />Quantos aos beer posers, não endosso essa postura do consumidor, não acredito que ela seja condizente com meus valores (como consumidor e como cidadão) e não vejo motivo para ser condescendente com ela. Não é uma questão de raiva, colega, mas simplesmente de divergência ideológica, a qual não vejo motivos para mascarar.<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-83881411495229011872016-02-02T21:21:15.682-02:002016-02-02T21:21:15.682-02:00MARCUSsi, prefiro que tu pegue mais leve com o bee...MARCUSsi, prefiro que tu pegue mais leve com o beer poser, eu noto uma raiva muito grande em qualquer alusão tua e isto não te cai bem. <br />Quanto ao texto achei excelente a tua percepção no Q tange a postura das grandes. Em relação às micros digo duas coisas :<br />1. O custo para tornar se competitivo, em termos de investimento em estrutura e logística seria enorme, milhões <br />2. O mercado é feito de 90% de aventureiros, que simplesmente nem tem a capacidade de produzir duas levas seguidas minimamente constantes.<br />Abraço Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00226516571155683996noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-72191569236320496412016-02-02T21:20:42.923-02:002016-02-02T21:20:42.923-02:00MARCUSsi, prefiro que tu pegue mais leve com o bee...MARCUSsi, prefiro que tu pegue mais leve com o beer poser, eu noto uma raiva muito grande em qualquer alusão tua e isto não te cai bem. <br />Quanto ao texto achei excelente a tua percepção no Q tange a postura das grandes. Em relação às micros digo duas coisas :<br />1. O custo para tornar se competitivo, em termos de investimento em estrutura e logística seria enorme, milhões <br />2. O mercado é feito de 90% de aventureiros, que simplesmente nem tem a capacidade de produzir duas levas seguidas minimamente constantes.<br />Abraço Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00226516571155683996noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-65027045552036550872016-02-02T18:25:42.928-02:002016-02-02T18:25:42.928-02:00É, acho que é importante mantermos os olhos aberto...É, acho que é importante mantermos os olhos abertos para os desenvolvimentos futuros. A AB-InBev tem uma série de práticas que podem muito bem ser prejudiciais aos consumidores e a uma concorrência sadia, então é bom observarmos com atenção o desenrolar da novela. :-)<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-50634375457944613272016-02-02T17:27:31.573-02:002016-02-02T17:27:31.573-02:00Marcussi o Mito, falou tudo, eu sempre disse que t...Marcussi o Mito, falou tudo, eu sempre disse que temos que abraçar a base da piramide, enquanto os mercado fazer piada com brahmeiro a coisa não vai andar, é preciso abraça-los e isso o império do "mal", que eu não acho tão mal assim, está fazendo com maestria, veremos as cenas dos próximos capitulos!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02314547172215487515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-40417304428207987872016-02-02T17:05:23.409-02:002016-02-02T17:05:23.409-02:00Obrigado, Thays. Acompanhe o blog que sempre tem c...Obrigado, Thays. Acompanhe o blog que sempre tem coisa nova! No mês que vem (minhas postagens costumam ser mensais) farei uma análise de cada um dos rótulos lançados pela AB-InBev em 2015.<br /><br />Abraços,<br />Alexandre A. MarcussiAlexandre A. Marcussihttps://www.blogger.com/profile/09504092643943311822noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-34687275050110661952016-02-02T15:40:16.864-02:002016-02-02T15:40:16.864-02:00Sensacional. Adorei o texto. Eu como consumidora, ...Sensacional. Adorei o texto. Eu como consumidora, espero realmente que esta concorrência venha para nos favorecer, pq lucro todo mundo quer e o que temos visto no geral são preços abusivos e qualidades questionáveis. nenhum movimento pra tornar os preços e qualidade melhores e sim cada um querendo sua fatia do bolo, sejam macro, micro, ou "megas" cervejarias. aguardando os próximos textos.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12032630108076464962noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-13356254389814146782016-02-02T15:37:28.673-02:002016-02-02T15:37:28.673-02:00também adorei. Calou a boca de muita gente que na ...também adorei. Calou a boca de muita gente que na vdd só pensa no próprio lucro e não está nem aí pra cultura cervejeira em siAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/12032630108076464962noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-73066288902097219372016-02-02T14:50:54.584-02:002016-02-02T14:50:54.584-02:00Wow!!!
Palmas para esse texto,um dos mais esclar...Wow!!!<br /><br />Palmas para esse texto,um dos mais esclarecedores e bem escritos dos ultimos tempos,com uma sensibilidade em comentar os fatos impar!<br />Parabens!<br /><br />Lilian Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10933931443320545596noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2723544226415681490.post-48468063323191174612016-02-02T09:43:49.159-02:002016-02-02T09:43:49.159-02:00Parabéns pelo texto. Retrata muito bem a realidade...Parabéns pelo texto. Retrata muito bem a realidade que estamos vivendo neste "mundo" da cultua cervejeira! Tomara que ainda dê tempo das micros "acordarem" e, quem sabe, começar a Revolução.Thiago O. Lopeshttps://www.blogger.com/profile/17352940762763545904noreply@blogger.com