O que é "O Cru e o maltado"?

Este espaço surgiu, no final do ano de 2011, do meu interesse em compartilhar ideais e reflexões sobre cerveja, história e cultura - não necessariamente nessa ordem. Desde sua invenção nos albores da humanidade sedentária, a cerveja esteve ligada às grandes - e não tão grandes - realizações do gênero humano, de modo que me parece injusto apreciá-la fora do contexto social, cultural, filosófico e humano em que ela existe e é produzida e consumida.

O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss costumava dizer que alguns animais são bons para comer, enquanto outros são bons para pensar. Algumas cervejas são melhores para se beber do que outras, não tenho dúvida, mas acredito que todas sejam igualmente boas para pensar. É o que pretendo mostar neste espaço de reflexões e comentários.

O que você pode esperar deste blog? Existem vários blogs sobre cervejas, cada qual com seu enfoque: alguns mais voltados para notícias cervejeiras, outros compostos por avaliações de cervejas, outros ainda avaliando estabelecimentos e pontos de consumo. Não que você não vá encontrar essas coisas aqui, mas digamos que elas aparecerão apenas para fornecer os substratos, o material de apoio para meu verdadeiro propósito, que é o de pensar com o copo.

Este é um blog de cervejas orgulhosamente amador, no sentido de que eu não sou profissional do ramo cervejeiro, não tenho pretensões de obter renda a partir da cerveja e não tenho nenhum tipo de ligação comercial ou profissional com nenhuma das cervejas que comento aqui. Sem rabo preso, portanto. Este blog não recebe nenhum tipo de financiamento ou recompensa das empresas do ramo, e também não publica material de divulgação e marketing digital elaborado por cervejarias, importadoras e distribuidoras. Tudo o que você encontra aqui é minha opinião e minha perspectiva pessoais sobre o mercado cervejeiro.


O autor

Meu nome é Alexandre A. Marcussi e sou sommelier de cervejas diplomado pelo SENAC/Doemens Akademie. Não atuo profissionalmente no ramo cervejeiro. Sou historiador por formação e ofício, e atualmente leciono História da África na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

6 comentários:

  1. Alexandre, parabéns pelo ótimo texto "Como aprimorar suas avaliações de cervejas" postado no Brejas, Fiz um post em meu blog, citando teu texto e linkando ele.
    Caso queira conhecer meu blog...
    http://nomade-kraftbier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nomade, obrigado pelo apoio! Você pode encontrar textos meus aqui e também no Brejas, onde colaboro mais esporadicamente. Alguns materiais serão publicados simultaneamente aqui e lá, enquanto outros serão exclusivos de um ou outro blog (como o texto que vc citou, que eu escrevi com exclusividade para o Brejas).

      Excluir
  2. Olá Alexandre. Sou pesquisador da UFPR, e estou desenvolvendo minha tese de doutorado utilizando a cerveja como objeto. Você poderia entrar em contato comigo? Não consigo encontrar seu e-mail para contato. Meu e-mail é aristeumj@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, que surpresa agradável! Não sabia que vc era sommelier de cervejas e muito menos que tinha um blog sobre o assunto. Taí um curso que eu ainda quero fazer. Muito bacana seu blog. Bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia! Pois é, é o meu alter-ego não-acadêmico. :-) O curso de sommelier é legal não só para se profissionalizar, mas também para quem quer aproveitar o melhor do que a cerveja pode oferecer.
      Abraços,
      Alexandre A. Marcussi

      Excluir
  4. Alexandre, que surpresa agradável! Não sabia que vc era sommelier de cervejas e muito menos que tinha um blog sobre o assunto. Taí um curso que eu ainda quero fazer. Muito bacana seu blog. Bj!

    ResponderExcluir