Quando começamos a nos interessar pelo fascinante universo
das cervejas, é comum nos maravilharmos com a imensa variedade de estilos
disponíveis às nossas bocas sedentas nas prateleiras dos bares e empórios. A ânsia
da descoberta é tão grande que simplesmente tomamos de barato a existência dos
nomes usados para categorizar os estilos cervejeiros, desde o mais simples e
abrangente “porter” até extravagâncias herméticas como “American-style imperial stout”. Parece-nos que, de alguma maneira nebulosa, esses nomes
provavelmente sempre estiveram por aí; nós, na nossa imensa ignorância
fomentada pelos grandes grupos industriais, é que não os conhecíamos.
Quando descobrimos que existem guias de estilos seguidos em
várias partes do mundo, como o BCJP Style Guide, o Brewers’ Association Beer
Styles Guideline ou até guias menos conhecidos, como o do European Beer Star,
pode parecer que eles são uma mera reprodução de um conhecimento antigo e
solidificado. Não é bem assim. A atual divisão dos estilos é algo bem
estabelecido no mercado cervejeiro do século XXI, mas ela é menos antiga do que
pode parecer, e ainda guarda sinais de imensas controvérsias em curso.
Stout
ou porter?
Ah, o rótulo de uma bela porter... Ou stout?! Fonte: barclayperkins.blogspot.com |
Um exemplo eloquente
que me vem à mente é o emaranhado de sentidos associados aos termos “porter” e
“stout”. Lendo os atuais guias de estilo, percebemos algumas diferenças:
enquanto o BJCP reconhece claramente 3 estilos de porter e 6 estilos de stout,
a Brewers’ Association distingue 7 tipos de porter e 8 tipos de stout. Já o
econômico European Beer Star indica apenas um tipo de porter e 3 de stout. De
qualquer modo, é fácil perceber que se trata de dois grupos de ales diferentes
entre si. Contudo, se formos pesquisar a história dos estilos, veremos que os
termos “porter” e “stout” eram usados intercambiavelmente durante boa parte dos
séculos XVIII e XIX – inclusive, em alguns casos, para cervejas que,
tecnicamente, eram lagers, e não ales. As modernas stouts se desenvolveram a
partir das porters (sobretudo a partir da invenção do “black malt”), mas o nome
stout é mais antigo que a denominação porter! Pior ainda: em 1974, quando a
Guinness parou de produzir sua porter, não existia mais nem um único exemplo
comercial de cerveja denominada porter no Reino Unido – apenas rótulos que se
apresentavam como stouts. Diante de toda essa história, será que essa separação
entre porters e stouts sempre foi tão clara como nos parece hoje? Será que
documentos como os guias do BJCP ou do Brewers’ Association podem ser encarados
como retratos integrais de todas as formas que esses nomes podem assumir?
Muitas vezes, consultamos os guias de estilos ignorando
essas questões históricas, o que nos leva a alguns equívocos na hora de
empregá-los e na hora de imaginarmos o que devemos esperar dos estilos e das
cervejas que adotam esta ou aquela denominação. Por isso, vale a pena fazer um
breve retrospecto da história desses guias, mostrando para que cada um deles
foi concebido originalmente, o que nos fará ter uma visão mais abrangente de
seus pontos fortes e suas limitações.
Concursos e estilos
Há uma questão crucial, e largamente
ignorada, quando falamos dos mais conhecidos guias de estilos cervejeiros: eles
não foram criados com uma função meramente informativa, mas para auxiliar na
organização de campeonatos. Campeonatos exigem organização e sistematização.
Para que uma grande quantidade de rótulos possa competir sob uma mesma
categoria, é preciso que todos os jurados entrem em um consenso claro e estrito
sobre quais os requisitos de cada categoria. Não dá para um painel de 10
jurados escolher “a melhor porter” se cada um deles tem uma visão diferente
sobre o que deve ser uma porter. É aí que os guias de estilo entram.
Mãos
à obra, juízes! Tá pensando que é moleza?
Fonte:
beerbybart.com |
Hoje, os guias de estilo cumprem também outras funções: eles
podem ter um propósito didático quando são lidos por consumidores em busca de
uma apreciação mais aprofundada do que estão bebendo. Também podem cumprir uma
função produtiva, já que são lidos por produtores caseiros em busca de
parâmetros para avaliar suas próprias cervejas ou criar novas receitas. Mas, em
sua origem, eles foram pensados como instrumentos para campeonatos. É preciso
pensar um pouco sobre as consequências disso.
Num campeonato, o que determina a quantidade de estilos,
fundamentalmente, é o número de rótulos inscritos. Se o estilo porter recebe o
triplo de inscrições da média das demais categorias, pode ser interessante
dividi-lo em duas ou mais sub-categorias para facilitar a avaliação e
contemplar de forma mais justa as variações possíveis dentro do estilo. Se, por
outro lado, existe uma única cerveja com determinadas características, ela não
justifica, sozinha, a abertura de uma nova categoria e a criação de um novo
estilo no guia – não importa o quão diferente das demais ela seja. Não tem o
menor cabimento criar uma categoria em que um único produto vá competir
sozinho, ou com apenas 2 ou 3 outros rótulos. Não importa se aquela cerveja
maturada com uma madeira exótica ou brassada com a ajuda de uma pedra fumegante
é diferente de tudo o que você já tomou: o que importa é se existe um número
considerável de pessoas produzindo cervejas parecidas e inscrevendo-as nos
campeonatos. Apenas aí temos a inclusão de um novo estilo nos guias
cervejeiros.
Portanto, não nos enganemos: estilos não são uma simples
descrição de todas as variações e receitas passíveis de serem produzidas e
diferenciadas sensorialmente entre si. Estilos representam tendências de
inscrições em campeonatos cervejeiros. O critério primeiro não é sensorial; é
organizacional, e reflete a estrutura e o julgamento da organização de cada
evento específico. O comitê de cada campeonato precisa considerar diversos
fatores antes de abrir uma nova categoria. Alguns certames estão abertos a
novas propostas com mais facilidade. Outros acreditam que estilos devem
refletir tendências consolidadas, e não meras novidades que podem ser
passageiras. Determinados tipos de cerveja surgem de repente, viram verdadeiros
“modismos” e quase desaparecem de forma muito rápida, e nem sempre é produtivo
criar categorias que vão desaparecer em poucos anos. Outros estilos vão se
consolidando aos poucos, e algumas variações até são antigas, mas não caem no
gosto geral e nunca chegam a ser produzidas na escala suficiente para
justificar um novo estilo.
Nas próximas partes deste artigo, veremos um pouco mais
sobre a maneira como diferentes campeonatos influenciam de forma decisiva as
características dos guias mais usados no Brasil Acompanhe!
Excelente, Marcussi! Já estou aguardando a próxima parte!
ResponderExcluirMestre Marcussi, excelente explanação.
ResponderExcluirSem dúvida uma competição necessita desses guias.
Também gosto de tentar fazer as minhas levas considerando estilos já definidos, mas acredito que todo cervejeiro caseiro tem uma cerveja que não cabe em estilo algum.
Um abraço.
Monich
Tarcício, agradeço o elogio! Espero que, nas próximas, eu consiga esclarecer as suas dúvidas a respeito do assunto BJCP x BA!
ResponderExcluirMonich, para um cervejeiro caseiro, saber recriar perfeitamente um estilo clássico é uma baita prova de competência, mas também tem o entusiasmo de brincar e conseguir pôr em prática algo que você nunca viu! Falarei mais sobre isso - e sobre a relação entre homebrewing e guias de estilos - nas próximas partes!
Abraços!