terça-feira, 13 de março de 2012

Guias de estilos - Parte IV: Brewers Association


Vimos nas partes anteriores deste artigo a importante vinculação dos modernos guias de estilos cervejeiros aos recentes concursos de cervejas do final do século XX. Discorri um pouco sobre a história da criação do guia do BJCP, o mais empregado atualmente no Brasil. Passemos agora ao guia que se coloca como principal alternativa ao BJCP: o da Brewers Association.

A Brewers Association e o Great American Beer Festival

Logo da Brewers Association. 
Fonte: craftbeer.com
Dentre todos os concursos de cervejas comerciais ainda realizados atualmente, o mais antigo talvez seja o Great American Beer Festival, do qual participam exclusivamente cervejas norte-americanas. Sua primeira edição ocorreu em 1982 em Boulder, Colorado, e, até hoje, ele é promovido por uma organização chamada Brewers Association (BA, “Associação de Produtores de Cerveja”), entidade comercial que representa as microcervejarias norte-americanas desde 1978. A American Homebrewers Assocation (a mesma AHA que esteve envolvida na criação do BJCP em 1985, como vimos na parte anterior deste artigo) é um braço da BA, mas agrega apenas os produtores caseiros, enquanto a Brewers Association é mais abrangente e visa a promover o desenvolvimento do setor microcervejeiro como um todo, unindo produtores, representantes comerciais e consumidores.

O leitor atento não terá deixado de perceber que todas essas organizações e eventos que tenho citado até agora cristalizaram-se na passagem dos anos 1970 para os anos 1980. Isso não é uma coincidência. Nos anos 1970 ocorreu o primeiro boom das microcervejarias e do movimento da cerveja artesanal na Inglaterra e, principalmente, nos EUA. Esses campeonatos e organizações são um produto desse boom e uma forma de regular seu acelerado crescimento. Seus guias de estilo, em larga medida, são um reflexo do mundo cervejeiro que a “revolução artesanal” norte-americana criou e do mundo cervejeiro “ideal” que ela projeta e tenta promover.

Uma imagem ideal do mundo cervejeiro

Michael Jackson foi uma das figuras 
mais influentes da revolução artesanal 
em todo o mundo, e influenciou os 
dois guias cervejeiros analisados aqui.
Fonte: beerpaintings.blogspot.com
A Brewers Association elaborou seu primeiro guia de estilos em 1979, ou seja, apenas um ano após sua criação oficial. Esse guia foi usado na primeira edição do Great American Beer Festival, de 1982. Sua elaboração consistiu em uma imensa e importantíssima empreitada. A associação tinha diante de si, simplesmente, a tarefa de fornecer uma imagem do mundo cervejeiro que a “revolução artesanal” queria criar. Seu guia de estilos seria usado para julgar produções das microcervejarias norte-americanas, ajudar a promovê-las (uma medalha de ouro é um poderoso instrumento de vendas...) e consolidar novos estilos e um novo gosto para o consumidor norte-americano. A primeira versão do guia teve consultoria intensiva do especialista em cervejas Michael Jackson e se baseou em fontes da indústria cervejeira mundial. A obra “Biere aus aller Welt” (Cervejas de Todo o Mundo), publicada por Anton Piendl na German Brauindustrie Magazine entre 1982 e 1984, continuou fornecendo material de apoio para as subsequentes atualizações do guia da BA.

Paralelamente ao Great American Beer Festival (do qual só participam cervejarias dos EUA), a Brewers Association começou a organizar, uma vez a cada dois anos, um concurso de abrangência mundial, o World Beer Cup. Sua primeira edição ocorreu em 1996. O guia de estilos da Brewers Association é utilizado como parâmetro de julgamento para essas duas importantes competições cervejeiras. Diferentemente do que ocorre com o National Homebrew Competition e com o BJCP, esses concursos têm o objetivo de julgar as produções de cervejarias industriais, e não de produções caseiras. Esse fato já estabelece algumas diferenças importantes. Vejamos.

Características do guia de estilos da BA

Um produtor industrial nem sempre está preocupado em seguir tão fielmente as encarnações clássicas de um estilo. Evidentemente, sempre existe espaço para produtos de perfil semelhante aos rótulos clássicos (inclusive por razões de mercado), mas, a princípio, uma microcervejaria busca agregar algum tipo de diferencial a seu produto, em relação a seus concorrentes. Por isso, a definição de estilo usada por um cervejeiro industrial tem, naturalmente, uma certa flexibilidade. Além disso, presume-se que um produtor industrial já demonstrou sua capacidade técnica para produzir cerveja, então não se trata mais de emular estilos tradicionais ponto a ponto, mas de criar algo novo, que gere entusiasmo e movimente o mercado.

“Ainda duvida de que eu sei fazer cerveja?”
Sam Calagione em sua cozinha de brassagem na
Dogfish Head. Fonte: cigarsinreviewtony.wordpress.com
Mais importante que isso: os produtos de uma cervejaria industrial têm um poder de penetração no mercado que um produtor caseiro jamais pode alcançar sem o auxílio de equipamento industrial. Inovações criativas produzidas em larga escala pelas cervejarias industriais podem ser degustadas por um grande número de consumidores em regiões distantes entre si, criando e modificando rapidamente tendências de gosto e mercado. Em outros termos: cervejarias industriais têm um poder maior de consolidar estilos do que cervejeiros caseiros.

Por isso, os parâmetros usados para julgar cervejas industriais não deveriam ser exatamente iguais àqueles usados para julgar cervejas caseiras. De fato, a forma de organizar o guia de estilos da BrewersAssociation difere daquela adotada pelo BJCP. No guia da BA, os estilos são descritos em termos mais genéricos, apenas em seus parâmetros mais gerais – presume-se que o produtor industrial já sabe como é o estilo que ele pretende recriar. Esses parâmetros são mais flexíveis e admitem uma maior variabilidade – isso permite julgar cervejas que difiram um pouco dos exemplares tradicionais sem ter de desclassificá-las.

Por fim, e talvez mais importante, o guia da BA é atualizado anualmente, e segue mais ou menos de perto as novas tendências lançadas pelos microcervejeiros a cada ano. Ele não apenas conta com mais estilos cadastrados (142, contra 80 do BJCP) como os atualiza com maior frequência. Vale ressaltar, contudo, que alguns os estilos do guia da BA são superponíveis entre si: uma Russian Imperial Stout maturada em barris de bourbon, por exemplo, poderia ser inscrita tanto na categoria “American-Style Imperial Stout” quanto na categoria “Wood- and Barrel-Aged Strong Beer”, dependendo de que características o produtor quiser enfatizar. Em resumo: por servir como parâmetro para avaliar e promover a cena microcervejeira, o guia do BA é mais dinâmico e parece mais flexível e atualizado.

Acompanhe as próximas partes deste artigo para ver um comparativo detalhados da forma de apresentação dos estilos nos dois guias, seguida de uma surpreendente avaliação da mesma cerveja, julgada segundo ambos.

5 comentários:

  1. Marcussi, ressalto aqui o que postei no fórum: corre pra uma editora e publica um livro já! ;)

    Obrigado pelos ensinamentos e por teu tempo em compartilhar as informações.

    Abraços,

    Tarcisio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Tarcisio. No momento eu de fato estou tentando publicar um livro, mas por enquanto é só a minha dissertação de mestrado mesmo! :-)

      Excluir
  2. Alexandre,

    Como já dito em outro contexto, sua dedicação e competência se destacam.

    Parabéns pelo excelente blog.

    Abraços,

    Cervegelo

    ResponderExcluir
  3. Também acho que o Marcussi tem potencial para escrever e publicar um livro sobre cervejas e história. Enquanto ele não se decide, vamos lendo por aqui mesmo... :-)

    Marcussi, ainda não "estudei" o BA, mas ouço falar muito dele. Parece-me um tanto contraditório este guia descrever os estilos de forma mais genérica que o BJCP, e mesmo assim possuir quase o dobro da quantidade de estilos deste último, como você discorreu. Generalização antagoniza com especialização e divisão. Como pode isso?

    Abraço.

    Claudinei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudinei!

      De fato classificação e generalização parecem contraditórios. Mas o guia do Brewers Association tem uma dinâmica interessante, que consegue mais estilos com descrições menos exaustivas. Isso porque o princípio não é exatamente o da generalização, mas sim o da singularidade. O guia do BA não descreve os estilos de forma "genérica", ele os descreve centrado naquela característica que é distintiva, singular do estilo. Enquanto o BJCP é exaustivo e descreve todas as características do estilo, desde as mais características até as secundárias, o BA se foca naquela característica que faz com que reconheçamos o estilo, e deixa as demais um pouco em aberto.

      As próximas partes do dossiê vão explorar melhor essa questão comparando o modelo de apresentação dos estilos nos dois guias e depois comparando ponto a ponto a descrição de um estilo específico que eu escolhi (e que por enquanto ainda não digo qual é!). Aí acho que vai ficar mais claro isso que estou dizendo.

      Abraços,
      Alexandre A. Marcussi

      Excluir